O Radiesse® é um preenchedor à base de hidroxiapatita de cálcio sintética, cuja fórmula conta com microesferas suspensas em um gel. A medida que o Radiesse® vai sendo metabolizado pelo organismo, deixa o estímulo de colágeno remanescente. Dessa forma, é um produto que também ajuda a diminuir a flacidez da pele e estimular a produção de colágeno. Também é uma ótima indicação para o rejuvenescimento das mãos, já que o gel tem aspecto esbranquiçado e disfarça o tom arroxeado ou esverdeado dos vasos superficiais mais aparentes no dorso das mãos. O Radiesse® também é indicado para correções de rugas fundas e de depressões faciais, com excelentes resultados para a correção do sulco nasogeniano, famosamente conhecido como “bigode chinês”.

Este tratamento pode ser realizado em qualquer idade, porém é importante realizá-lo com profissional médico capacitado, que antes fará uma avaliação a respeito da necessidade do paciente. É contra indicado fazer uma aplicação sobre implantes permanentes.

Apesar de ter o cálcio como componente, esta substância não se torna endurecida após a sua aplicação. É indicado que este produto seja aplicado em forma de gel leitoso no subcutâneo ou intramuscular, devido à sua viscosidade.

Geralmente, o preenchimento com hidroxiapatita de cálcio é realizado com anestesia tópica e dura cerca de 30 minutos. Por ser uma substância presente no organismo humano, dificilmente causa reações inflamatórias de origem imune.

Logo após a aplicação, o paciente pode retornar as suas atividades diárias. Pode surgir inchaço, vermelhidão, hematomas, coceira e descoloração na área tratada. Estes efeitos desaparecem dentro de poucos dias. Por ser denso, este produto pode ser palpável por dois ou três meses após a aplicação. Em casos adversos, entre em contato imediatamente com o profissional médico responsável pelas aplicações.

Uma única sessão pode ser suficiente para obter as respostas desejadas. Os resultados esperados desta aplicação podem ser percebidos já na primeira aplicação e podem continuar promovendo a melhora da pele com resultado final após 16 semanas. A duração dos efeitos deste preenchimento pode durar de dois a cinco anos. É importante fazer uma reavaliação após este período e refazer as aplicações para manter os resultados, caso seja necessário.

Cuidados posteriores:

• Usar filtro solar diariamente;
• Massagear a área tratada, caso haja orientação médica;
• Evitar pegar peso, no caso do rejuvenescimento das mãos.